Il Grupo de Teatro de Arões presenta “A casa de Bernarda Alba”

26 Apr

 

O Grupo de Teatro de Arões

 apresentou nos dias 28 de Março e 04 de Abril 2009 a peça

A casa de Bernarda Alba

no Auditório da Junta de Freguesia

(Arões S. Romão, Fafe, Portugal).

A Casa de Bernarda Alba, um dos mais conhecidos dramas de Lorca, transporta-nos até à Andaluzia conservadora do primeiro quartel do século XX, mais precisamente ao círculo familiar de Bernarda Alba, das suas cinco filhas, velha mãe e criadas, palco privilegiado do confronto entre uma época agonizante de rígidos ditames morais e uma nova era, mais liberal, mais europeia, miniatura afinal de uma Espanha divida e em guerra consigo mesma.

Do signo da morte ao signo da vida, ou vice-versa, Lorca mostra-nos a têmpera das mulheres andaluzas, a hipocrisia e a serôdia castração dos afectos, mas também a teimosa vitalidade da juventude teimosa e procura do amor, mesmo que a um preço tão alto que talvez por ele se hipoteque tudo o mais.

À repressão moral, excessiva e intolerável, de Bernarda para com as filhas, responde particularmente Adela, a mais jovem de casa, com sobranceira desobediência, animando-se com ela uma cadeia de acontecimentos, falsas aparências e pequenas traições de carácter com que esta peça eleva as suas personagens à condição de colossos, mesmo se frágeis e controversas como a protagonista, a velha Maria Josefa ou a própria Adela.

Tudo evolui rapidamente. Bernarda começa por exigir “… nos oito anos que vai durar o luto não entrará nesta casa o vento da rua. Viveremos emparedadas, como se tivéssemos entaipadas as portas e as janelas com tijolo…”. Madalena já lamentara: “Malditas sejas as mulheres”, mas Adela preconiza a libertação: “Acabou-se a prisão! (…) Em mim só manda o Pepe!”.

No fim de contas, é de verdade que fala este drama, da verdade antiga e da verdade nova, do percurso doloroso que vai da velha ordem apodrecida à nova ordem imposta, ainda que com sangue.

João Ricardo Lopes

 
 
Quest’articolo è dedicato a tutti i visitatori del blog che parlino portoghese o lo stanno studiando nel loro percorso di studio. Buona lettura e buona visione del video. Spero vi piaccia quest’opera!!
 
Michela Borrelli
 
 

2 Risposte to “Il Grupo de Teatro de Arões presenta “A casa de Bernarda Alba””

  1. michelaborrelli 27 aprile 2012 a 15:40 #

    ¡Muchas gracias! Me gusta mucho esta representación en portugués. Estudié portugués en mi carrera universitaria y este vídeo es muy interesante para los estudiantes que estudian este idioma y esta obra de Lorca y también para todas aquellas personas que tienen un interés hacia esta obra teatral de Federico García Lorca.

  2. Emma Miliani 27 aprile 2012 a 12:38 #

    Muy bien Michela… te felicito!

Lascia un commento

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione / Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione / Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione / Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione / Modifica )

Connessione a %s...

%d blogger cliccano Mi Piace per questo: